Vitamina D

Sabe aquela sensação de bem estar quando você está pegando um sol no verão?É porque seu corpo sabe que está recebendo uma vitamina muito importante e fundamental para a manutenção  de sua saúde. A vitamina D, A vitamina D ajuda a regular a quantidade de cálcio e fosfato no organismo e é muito conhecida como a “vitamina do sol”, pois é produzida em sua pele em resposta à luz solar.

Além disso, esta é uma vitamina lipossolúvel e compõe uma família de compostos que inclui vitaminas D-1, D-2 e D-3. Esses nutrientes são necessários para manter os ossos, dentes e músculos saudáveis.

A vitamina D é produzida pelo seu corpo quando é exposto diretamente à luz solar, você também pode obtê-la através de alguns alimentos e suplementos para garantir níveis adequados de vitamina em seu sangue.

A vitamina D tem várias funções importantes. Uma importante função vital da vitamina D é que ela regula a absorção de cálcio e fósforo e facilita a função normal do sistema imunológico

Obter uma quantidade suficiente de vitamina D é importante para o crescimento e desenvolvimento normal de ossos e dentes, além de melhorar a resistência contra diversas doenças.

A falta de vitamina D pode causar problemas como raquistimos em crianças e deformidades ósseas.

Leia mais para saber mais sobre mais benefícios da vitamina D.

 

  1. COMBATE DOENÇAS

A vitamina D auxilia no combate de doenças

Além dos seus principais benefícios, algumas pesquisas sugerem que a vitamina D também desempenha um papel importante em: reduzir risco de esclerose múltipla e diminuir a chance de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, a ingestão da vitamina ajuda a reduzir a probabilidade de desenvolver gripe, de acordo com uma pesquisa realizada em 2010 e publicada no jornal American of Clinical Nutrition.

  1. REDUZ A DEPRESSÃO

A vitamina D reduz a depressão.

A pesquisa também mostrou que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na regulação do humor e evitar a depressão. A descoberta de alguns cientistas aponta que pessoas com depressão que receberam suplementos de vitamina D obtiveram melhora nos sintomas. Em pessoas com fibromialgia, os pesquisadores descobriram que a deficiência de vitamina D era mais comum naqueles que também estavam com ansiedade e depressão.

  1. EMAGRECIMENTO

A vitamina D ajuda no emagrecimento

Considere começar a consumir suplementos de vitamina D à sua dieta se estiver tentando perder peso ou prevenir doenças cardíacas. Em um estudo, as pessoas que tomaram um suplemento diário de vitamina D fforam capazes de melhorar os níveis de riscos de doenças cardíacas. Em outro estudo, as pessoas que tomaram um suplemento diário de cálcio e vitamina D perderam mais peso do que as pessoas que tomaram um suplemento placebo. Os cientistas disseram que o cálcio extra e a vitamina D tiveram um efeito na diminuição do apetite.     DEFICIÊNCIA DE VITAMINA DCuidado com a “D-ficiência”Muitos fatores do seu cotidiano e que influenciam no ambiente onde você vive podem afetar a sua capacidade de obter quantidades suficientes de vitamina D apenas através do sol. Esses fatores incluem: ·         estar em uma área com muita poluição;·         uso constante de protetor solar;·         muito tempo dentro de casa e pouca exposição à luz solarem; ·         viver em grandes cidades onde os edifícios bloqueiam a luz solar;·         ter uma pele escura. Muitas pessoas tem apresentado deficiência de vitamina D. Em um estudo, 71% das pessoas com dor crônica apresentaram deficiência É por isso que é importante tirar parte da sua vitamina D de outras fontes além da luz solar. A vitamina D interage diretamente com as células que são responsáveis por combater as infecções. Se você adoece com frequência, está sempre com resfriado ou gripe, um dos motivos pode ser os níveis baixos de vitamina D.   Os sintomas de uma deficiência de vitamina D em adultos incluem: ·         refriados constantes;·         cansaço, dores  e uma sensação geral de mal estar;·         dores ou fraquezas  nos ossos ou músculos que podem causar dificuldade em subir escadas ou levantar-se do chão; ·         fraturas de estresse, especialmente nas pernas, pelve e quadris;·         tristeza e depressão; ·         A queda de cabelo é muitas vezes atribuída ao estresse.·          Através de um simples exame de sangue solicitado por seu médico, é possível diagnosticar uma deficiência de vitamina.   Se você foi diagnosticado com uma deficiência de vitamina D, além de solicitar raios-X, seu médico provavelmente lhe recomendará tomar suplementos diários de vitamina D. Se você tem uma deficiência grave, eles podem recomendar comprimidos ou gotas de alta dose de vitamina D. Você também deve se preocupar em obter vitamina D através da luz solar e os alimentos que você come.        Esses fatores incluem: FONTES DE VITAMINA DMuitos alimentos são fortificados pois não muitos os alimentos que contêm vitamina D naturalmente. Isto significa que a vitamina D foi adicionada. Os alimentos que contêm vitamina D incluem:

  • Carne vermelha;
  • Fígado;
  • Gemas de ovo;
  • Alimentos fortificados, como leite, suco de laranja, iogurtes e cereais.

Uma dificuldade que expõe pessoas a suplementação é que é muito díficil obter quantidade suficiente de vitamina D todos os dias apenas através da exposição ao sol e dos alimentos. Quanto você precisa?Há controvérsias sobre a quantidade de vitamina D necessária para um funcionamento saudável. Os níveis normais de soro variam de 50 a 100 microgramas. Dependendo do nível de sangue de cada pessoa, você pode precisar de mais vitamina D ou não.  O Instituto de Ciências da Alimentação e da Agricultura recentemente informou novas recomendações baseadas em unidades internacionais (UI) por dia. UIS é um tipo padrão de medição para medicamentos e vitaminas. As IUs ajudam os especialistas a determinar os níveis recomendados de dose, toxicidade e deficiência para cada pessoa. Uma UI não é a mesma para cada tipo de vitamina. Uma UI é determinada pela quantidade de uma substância produz um efeito em seu corpo. As IUs recomendadas para a vitamina D são: ·         crianças e adolescentes: 600 UI;·         adultos até 70 anos: 600 UI;·         adultos com mais de 70 anos: 800 UI;·         mulheres grávidas ou amamentando: 600 UI.

Agora que você conhece os benefícios da “vitamina do sol”, é hora de aproveitar a chegada da estação das flores. Quer mais uma dica? Procure um belo local ensolarado, em um horário que não coloque sua saúde em risco e desfrute dos poderes dessa incrível vitamina.

Se preferir adquirir a vitamina D através da suplementação, confira o site da Nutriblue Saúde.

2017-11-14T10:41:32+00:00

Leave A Comment